Marketing, por onde começar?

Marketing, por onde começar?

Empresas costumeiramente nos procuram para dizermos se as atividades que estão praticando, além de seus serviços habituais, são classificadas como marketing.

Imediatamente há este ponto: qualquer esforço que represente a busca pelo melhoramento da imagem de uma instituição pode ser chamado de marketing! Visto que, de maneira mais simples, as relações comerciais são baseadas em experiências de aperfeiçoamento dos processos de vendas através do tempo.

Partindo desta ideia, o que acontece na maioria das vezes entre algumas empresas é uma baixa atenção às questões que remetem ao marketing enquanto ciência estabelecida capaz de orientar parte de seus comportamentos comerciais. Por isso, mesmo quando surgem oportunidades de aplicar este conhecimento, certas companhias acabam utilizando métodos rudimentares, pouco eficazes e distantes da ideia autêntica de marketing. Com resultados pouco satisfatórios, essas empresas acabam por enxergar o marketing como algo ineficaz e desnecessário.
Logo, a melhor forma de começar a falar profissionalmente de marketing é organizando todas as ações que partam de dentro da empresa para fora, e como as reações de fora são por ela recebidas.

A partir daí podemos conhecer as condutas da empresa observando quais são as mais acertadas, com que frequência elas acontecem, se há um calendário de ações, se há arquivamento de avaliações, se o corpo diretivo aproveita os resultados obtidos, se os funcionários estão em sintonia com essas movimentações e como participam os agentes externos (imprensa, fornecedores, concorrentes, governo etc.).

Pode parecer um caminho extenso, mas este conhecimento, se reunido por um bom grupo profissional, está apto para iniciar em definitivo a ferramenta marketing, que irá direcionar todos os esforços da empresa para os caminhos que melhor representem o seu trabalho e que, por consequência, tragam novos e bons resultados.

Desde o campo da estratégia digital às relações entre redes sociais, a Dobbra pode ajudar sua empresa a fazer marketing de uma forma simples e atual, responsável e comprometida. Entre em contato para conversar mais a respeito, será um prazer ouvir sua história.

Cássio Canhete

Formado em propaganda e marketing, amante de músicas, games, fotografia, amizade e poesia. Espalhar a preciosidade da vida é o propósito do meu espírito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *