Um mergulho nos preços de marketing

Um mergulho nos preços de marketing

Quanto custa?

Uma das primeiras perguntas feitas por aqueles que buscam um serviço de marketing.

Afinal, se formos ao supermercado, à concessionária, ao shopping, facilmente descobriremos o preço de tudo.

O serviço de marketing não possui um valor fixo em razão das ramificações de circunstâncias que um estudo de mercado pode trazer. Podemos dizer que quanto mais profundo for o mergulho no mar de um negócio, mais oxigênio o profissional de marketing irá precisar. Então, incluem-se equipamentos melhores, cilindros maiores, máscaras mais resistentes, trajes e acessórios especiais. Portanto (e aqui devemos realçar que tratamos de serviços profissionais), o investimento destinado ao marketing depende de quanto a instituição está disposta a conhecer, dominar e a aperfeiçoar suas atividades nos oceanos dos negócios.

Mergulho de marketing

Rapidamente, surgem perguntas como: Ah! Mas, quero apenas um site para mostrar meu negócio… Deve ser baratinho, não?

De fato, há inúmeros preços para desenvolver-se um site, sabendo-se que muitos deles são modelos prontos, onde apenas substituem-se conteúdos como fotos, vídeos e textos. Existem preços para esses modelos, justamente porque são réplicas de um primeiro trabalho. As cópias acabam custando mais barato, embora os sites se tornem parecidos. Há quem não se importe, contudo.

No entanto, são as definições de conteúdo, mesmo em sites padronizados, que diferenciam os serviços entre agências.

Por exemplo: quando alguém sair para pescar, pode escolher se irá para a água doce ou salgada; depois, definirá quais serão os objetivos na pesca. Neste passo, lembra-se o bom profissional de marketing: seus estudos e experiência serão o mapa para muitos tipos e tamanhos de peixes a serem fisgados, de sorte que, sob tais aspectos, distinguem-se marujos e capitães. O marujo irá obedecer um padrão de trabalho mais simples, com textos curtos, evasivos, genéricos e pouco expressivos; suas imagens também não serão grande coisa, por vezes obtidas em 20 minutos da internet; todavia, o capitão se atenta ao máximo de possibilidades que seu navio poderá enfrentar e colher em resultados e, por isso, investe tempo, pesquisas científicas, boas práticas e muito cuidado em cada planejamento, em cada ação, em cada palavra; o capitão faz questão de conhecer muito claramente a tripulação do navio, enquanto o marujo quer apenas que o dia termine.

Comparação entre as responsabilidades de um marujo e um capitão.

Os preços dos serviços de marketing podem, assim, ser representados pelo esforço investido em situações como:

a) entender o que o cliente procura;
b) demonstrar como seu desejo pode ser atendido;
c) oferecer sugestões para a construção de um trabalho de longo prazo;
d) comprometer-se em ouvir e conhecer profundamente o cliente;
e) transformar as ideias em ações compreensíveis, palpáveis e mensuráveis;
f) mostrar que há empenho após o acordo fechado, com acompanhamento sistemático da evolução dos projetos.
g) respeitar o tempo estipulado. Isso é fundamental.

As sete situações constroem o preço de um trabalho de marketing. Quanto mais interesse no mergulho, experiência na água, cordialidade com os passageiros e pontualidade com o destino, mais valor terá o serviço.

Dessa maneira, é prudente desconfiar de preços muito baixos; provavelmente, serão marujos querendo se aproveitar da tripulação. Também,  desconfie de capitães supostamente recheados de medalhas e condecorações, pois o trabalho de marketing leva consigo a humildade de sempre respeitar o navio novo. Há, ainda, os treinadores piratas, que não fazem nem uma coisa nem outra, mas, tentarão oferecer soluções enlatadas e milagrosas, cujo resultado é nada menos que um furo no casco.

Por tudo isto, o ideal é entrar em contato com a empresa de marketing, marcar uma reunião e observar desde o início se a conversa vai trazer bons peixes ou é só uma “história de pescador”.

A Dobbra reúne 25 anos de experiência para oferecer um trabalho de marketing responsável, justo e que acrescente pontos ao legado de sua empresa.

Clique aqui e agende uma conversa conosco.

Cássio Canhete

Formado em propaganda e marketing, amante de músicas, games, fotografia, amizade e poesia. Espalhar a preciosidade da vida é o propósito do meu espírito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *